ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

SUA EMPRESA EM DESTAQUE

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

PREFEITURA DE ARAÇATUBA INVESTIGA FRAUDE E SABOTAGEM EM VEÍCULOS OFICIAIS.

Viagens fantasmas, motores danificados propositalmente e até troca de propulsores de veículos da Prefeitura de Araçatuba são algumas irregularidades que estão sendo investigadas pela Corregedoria do município. Pelo menos dez procedimentos de apuração foram instaurados, de acordo com o corregedor-geral, Jaime Gardenal Júnior, para investigar os casos.
O que mais chama a atenção nas irregularidades é o número de viagens da área da Saúde supostamente inexistentes, mas pagas pela administração. Para entender, quando um veículo público precisa viajar, é pago combustível, pedágio, diária e horas extras, se preciso, para o motorista. A corregedoria percebeu que pelo menos 100 viagens - que supostamente teriam levado pacientes para tratamento de saúde em outros municípios - foram declaradas e pagas, mas jamais existiram.
De acordo com Gardenal, as viagens teriam ocorrido em outubro e novembro de 2016 e janeiro deste ano. "Essas viaturas (ambulâncias) possuem sistema eletrônico de cobrança de pedágio. No entanto, os veículos que teriam viajado não pagaram nenhum pedágio. Como isso pode ocorrer?", questionou. O valor da diária paga chega a R$ 167. "Nos casos mais recentes, os rastreadores dos veículos também indicaram que eles jamais saíram da cidade", completou.
Um procedimento levou a outro. Após início das investigações internas, rastreadores de alguns veículos da Prefeitura passaram a ser danificados. "Isso ocorreu em três casos. Em um deles, o rastreador simplesmente sumiu, enquanto nos outros dois, eles foram arrancados", explicou Gardenal. A empresa que administra os rastreadores chegou a registrar boletim de ocorrência sobre o caso.
MOTORES
Várias matérias da Folha da Região abordaram o problema de falta de ambulâncias da cidade provocado, na maioria das vezes, por falhas mecânicas. Investigando isso, a Corregedoria constatou que três veículos tiveram motores inutilizados após alguém ter misturado açúcar ao óleo. Os casos ocorreram em dezembro.
"A oficina que cuida das viaturas atestou que o óleo estava viscoso devido à presença de açúcar. No entanto, não conseguimos identificar quem pode ter feito isso e qual o motivo. As ambulâncias ficam em espaço público, então alguém pode entrar e sabotar por puro vandalismo. Há boletim de ocorrência e a Polícia Civil também investiga o caso."
Duas ambulâncias foram consertadas e retornaram ao serviço. Como tiveram que refazer quase o motor inteiro, o reparo das duas unidades ficou em pouco mais de R$ 10 mil. A terceira acabou se envolvendo em um acidente, durante viagem para São Paulo, e teve perda total. 
TROCAS
Como se jogar açúcar no motor não fosse o bastante, a Corregedoria ainda descobriu que uma van da Prefeitura teve o motor trocado por um de outra marca e mais antigo. O veículo, uma Peugeot Boxer, ano 2013, apresentou problemas mecânicos e foi levada para a concessionária. "Lá descobriram que o motor foi trocado. O motor do veículo não é o original. Era um motor mais velho. Não sabemos a origem desse motor. Pode ser até que seja fruto de um crime", lamentou. 
"Esse motor mais velho, inclusive, está fundido. Agora vai ser feito um levantamento na concessionária para analisar de onde teria vindo esse outro motor, pelo número de chassi. Agora essa viatura nova, vai ficar fora de operação por causa desse problema", completou Gardenal. A troca, de acordo com ele, teria ocorrido no ano passado. 
VIAS JUDICIAIS
Além de inquéritos da Polícia Civil, a Corregedoria deve enviar as investigações sobre as viagens fantasmas ao Ministério Público. "Se confirmar, vamos ao Ministério Público e entregar tudo o que levantamos. Há vários crimes envolvidos nesse caso: peculato, falsificação de documento, falsidade ideológica e até formação de quadrilha", disse. "Isso ainda pode gerar demissão para os envolvidos, assim que for encerrado o processo e apontar culpados", finalizou o corregedor.
Fonte Folha da região.
Google Plus
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário