Devido a diversas reclamações feitas por correntistas e usuários de bancos sobre a demora nos atendimentos, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda iniciou, na manhã de ontem, uma fiscalização nas agências localizadas no centro da cidade.
A operação foi realizada por quatro fiscais divididos em dois grupos de trabalho, que retiraram senhas e aguardaram atendimento. Nos casos em que o tempo de espera foi superior a 15 minutos, limite estabelecido por lei para dias comuns, os fiscais notificaram infração ao banco. Os dias não considerados comuns são as vésperas e pós-feriados, quando o período máximo de espera deve ser de 30 minutos.
A fiscalização foi realizada em cinco agências centrais e três foram autuadas: Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco. As outras - Itaú e Banco do Brasil - não foram autuadas, pois cumpriram com o tempo de espera.
TEMPO MÍNIMO
As exigências quanto ao tempo mínimo de espera constam na lei número 6.633, de agosto de 2005 e no decreto regulamentador número 11.910/2005, que indica em seu artigo 3º o valor da multa.
As exigências quanto ao tempo mínimo de espera constam na lei número 6.633, de agosto de 2005 e no decreto regulamentador número 11.910/2005, que indica em seu artigo 3º o valor da multa.
Para primeira ocorrência, a agência deverá ser multada no valor de R$ 4 mil e, em caso de reincidência, a punição é de R$ 20 mil. Todos os bancos que em anos anteriores já tiverem sido multados são considerados reincidentes.
DENÚNCIA
Na segunda-feira (9), um usuário do banco Santander levou à Prefeitura um tíquete comprovando que chegou a uma agência pouco depois das 14h e foi atendido após as 16h. Devido às provas apresentadas, a agência em questão foi multada no dia seguinte por reincidência. Segundo a Prefeitura, no decorrer desta semana e da próxima, as demais agências bancárias também serão vistoriadas.
Na segunda-feira (9), um usuário do banco Santander levou à Prefeitura um tíquete comprovando que chegou a uma agência pouco depois das 14h e foi atendido após as 16h. Devido às provas apresentadas, a agência em questão foi multada no dia seguinte por reincidência. Segundo a Prefeitura, no decorrer desta semana e da próxima, as demais agências bancárias também serão vistoriadas.
OUTRO LADO
Procurado pela Folha, o Bradesco informou que não comentaria o assunto.
Procurado pela Folha, o Bradesco informou que não comentaria o assunto.
A Caixa Econômica Federal disse que o departamento jurídico da instituição analisará a autuação para tomar as providências cabíveis e que "realiza diversas ações para melhoria do atendimento, como acompanhamento do tempo de espera e que revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais".
Já o Santander informou que "adere às normas de funcionamento bancário e monitora suas atividades com o intuito de trazer melhorias para atendimento do público em geral". (Colaborou Ivan Ambrósio)
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